quinta-feira, 4 de abril de 2013

O ESPECTÁCULO DO PAPA

 
Aqui há uns tempos, sempre que acedia à internet, a minha homepage informava-me dos passos e dos momentos de um jovem adolescente, ou pré-jovem, nunca cheguei a perceber, que dava, e suponho que ainda dá, pelo nome de Justin Bieber. Seria tontice minha afirmar que desconheço que o rapaz é cantor, mas até hoje não faço a mínima ideia do som da sua voz, do que canta e como canta, mas sei imenso do espectáculo da ficção da sua vida por me entrar pelos olhos dentro.
Há muito tempo que não vejo o Justin Bieber e confesso que me dou muito bem com a ausência não fosse ser agora assaltado com notícias do género:
“O Papa Francisco rezou diante da tumba de João Paulo II nesta terça-feira”, ou “O Papa Francisco foi rezar junto ao túmulo de São Pedro que fica nas escavações da necrópole vaticana”.
Não faço ideia se a ideia da notícia é informar que o Papa reza à terça-feira diante das tumbas ou que existem necrópoles escavadas e ainda por cima vaticanas, mas sei que seria notícia se o Papa Francisco desconhecesse o túmulo de São Pedro, agora rezar?
O cúmulo foi saber, pelos media, que: “na manhã de quinta-feira de Páscoa, o Papa Francisco celebrou missa para os funcionários da Tipografia Vaticana”. Ó meu Deus, o Papa celebra missa???
Eu sei. Eu calo-me. Afinal trata-se do Papa da minha Igreja cuja eleição eu celebrei com tanta esperança neste blogue. Eu sei que vivemos numa sociedade do espectáculo onde a ficção substitui a realidade. Também sei que o Papa não vai ser a favor da ordenação das mulheres porque já foi decidido que não tem esse poder. Que não vai ser a favor do casamento homossexual porque é impossível teologicamente, e que não pode ser a favor do aborto. Mas não lhe resta só o exercício do espectáculo como se fosse uma pop star.
Se não há ideias no Vaticano para popularizar o Papa eu posso adiantar uma: reciclar a encíclica Humanae vitae. Já lá vão 45 anos e pouco faltou para Paulo VI autorizar a pílula. Que tal, Papa Francisco? Não era uma boa publicidade contra o aborto?
“Papa fura protocolo e assina gesso em perna partida”. SOCORRO, o Papa é o Justin Bieber!


Sem comentários:

Enviar um comentário