sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CANÇÕES DE EMBALAR

Uma das mais antigas e interessantes tradições musicais é a canção de embalar. Lullaby ou cradle song em inglês, berceuse em francês ou wiegenlied em alemão. A sua função principal é adormecer os bebés, mas servem também para passar a tradição e a cultura, e sobretudo reforçar os laços entre mãe e filho, no pressuposto que devem ser as mães a embalar os filhos ao som de uma canção, mas os pais podem fazê-lo. Eu cantava para os meus filhos a ária da Madame Butterfly, “Un bel di vedremo”. Um baixo tentando cantar árias de soprano…! Só o psicanalista poderá avaliar os estragos causados.
Tem reconhecido valor terapêutico. Devem ser melodias simples, com intervalos consoantes uma vez que se provou que os bebés perdem o interesse com as dissonâncias. A preferência vai também para canções sem qualquer acompanhamento musical, pois o bebé fixa-se melhor no som da articulação das palavras.
Tive a sorte de ouvir muitas vezes a minha mãe cantar-me canções de embalar. Era sempre a mesma, em inglês, “rock-a-by baby”. Até hoje não faço a mínima ideia da letra (já a achei na internet). A minha avó, que era inglesa, cantava em português a canção brasileira: “Encosta a tua cabecinha ao meu ombro e chora”, e nós adorávamos, mas já éramos granditos para embalos ao peito.
Hoje já não se canta em casa, junto ao berço ou no trabalho e é uma pena. Põe-se os phones nos ouvidos ligados ao telemóvel, e adiante. Há tanto curso para futuros pais, mas nenhum que os ensine a cantarem canções de embalar aos filhos. Devia ser obrigatório. Nenhuma criança devia sair da maternidade sem que os pais fizessem prova de canto! À atenção dos senhores governantes.

Uma das canções de embalar mais famosa é o wiegenlied de Johannes Brahms, que aqui deixo como inspiração para os futuros pai e mãe da família. Para estar em linha com a modernidade da igualdade de género e das famílias alternativas, a versão é cantada por dois homens. O importante é que cantem para os vossos filhos.



2 comentários:

  1. As canções de embalar que nos cantam, são melodias que ficam para a vida. Ainda tenho algumas na memória.
    Agora essa de nenhuma criança poder sair da maternidade sem os pais terem lições de canto, ai coitada da minha, ainda hoje lá estava. Eu não acerto uma nota, tinha de ser o pai a salva-la.
    Fez-me recordar um episódio. A Joana tinha 5 ou 6 dias, tive de sair ela ficou com o pai e a minha mãe. Quando cheguei a avó cantava e embalava-a, o pai tocava viola e ela chorava a plenos pulmões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me ri. Há sempre gente com sentido crítico muito apurado, logo desde pequeninos. Mas sempre vou adiantando que não é caso para o futuro avô desistir e deixar de pôr as cordas de novo na viola.

      Eliminar