domingo, 31 de março de 2013

MONÓLOGOS DE GIOCONDA - FINAL

 
 

Parte IV
-       Hoje não me pede para baixar o decote?... Estou a falar consigo… Que diz? Já acabou?... Olhe para mim! Eu baixo… Assim… Está bem?... Não vale a pena? … Leonardo! Onde vai?
-       Mas… o que é isto? De onde vem esta gente toda? PAREM DE OLHAR… LEONARDO.
-       Um vidro! Agora põem-me um vidro à frente!... LEONARDO, TIRE-ME DAQUI… socorro Leonardo, tenho medo. Esta gente toda a olhar para mim assusta-me… Devem ser os tais japões, Leonardo. Tenho medo. Vá, tire-me daqui. Eu mostro tudo, eu baixo o decote, eu deixo que me pinte as mamas, mas tire-me daqui, vá…Leonardo…!?
-       Xô, xô. Vão olhar para outro lado. Xô. Ali, ali ao lado… Não vêm? Estão nuas. Tudo à mostra. Vão vê-las. Vá, despachem-se. Deixem-me em paz.
-       Psst, psst. Olhe, desculpe. Foi o Leonardo quem a pintou assim, sem roupa? Não?... Quem?... O Ticiano? Bem me queria parecer…
-       Pintor de paredes, é o que é… LEONARDO!... Eu mostro as mamas Leonardo, mas tire-me daqui… LEONARDO!


2 comentários: